Verbo

28-05-2012 19:58

 

1ª Conjugação: Procurar MODO INDICATIVO

Tempos Simples

Presente

Eu procuro Tu procuras Ele procura Nós procuramos Vós procurais Eles procuram

Pretérito Perfeito

Eu procurei Tu procuraste Ele procurou Nós procurámos Vós procurastes Eles procuraram

Pretérito Imperfeito

Eu procurava Tu procuravas Ele procurava Nós procurávamos Vós procuráveis Eles procuravam

Pretérito Mais-que-Perfeito

Eu procurara Tu procuraras Ele procurara Nós procuráramos Vós procuráreis Eles procuraram

Futuro

Eu procurarei Tu procurarás Ele procurará Nós procuraremos Vós procurareis Eles procurarão

Tempos Compostos

Pretérito Perfeito Composto

Eu tenho procurado

Tu tens procurado

Ele tem procurado

Nós temos procurado

Vós tendes procurando

Eles têm procurando

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

Eu tinha procurado

Tu tinhas procurado

Ele tinha procurado

Nós tínhamos procurado

Vós tínheis procurado

Eles tinham procurado

 

MODO CONJUNTIVO

Tempos Simples

Presente

Que eu procure

Que tu procures

Que ele procure

Que nós procuremos

Que vós procureis

Que eles procurem

Pretérito Imperfeito

Que eu procurasse Que tu procurasses Que ele procurasse Que nós procurássemos Que vós procurásseis Que eles procurassem

Futuro

Quando eu procurar Quando tu procurares Quando ele procurar Quando nós procurarmos Quando vós procurardes Quando eles procurarem

Tempos Compostos

Pretérito Perfeito Composto

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

 

Que eu tenha procurado

Que tu tenhas procurado

Que ele tenha procurado

Que nós tenhamos procurado

Que vós tenhais procurado

Que eles tenham procurado

Que eu tivesse procurado

Que tu tivesses procurado

Que ele tivesse procurado

Que nós tivéssemos procurado

Que vós tivésseis procurado

Que eles tivessem procurado

2ª Conjugação: Correr

 

MODO INDICATIVO

Tempos Simples

Presente

Eu corro Tu corres Ele corre Nós corremos Vós correis Eles correm

Pretérito Perfeito

Eu corri Tu correste Ele correu Nós corremos Vós correstes Eles correram

Pretérito Imperfeito

Eu corria Tu corrias Ele corria Nós corríamos Vós corríeis Eles corriam

Pretérito Mais-que-Perfeito

Eu correra Tu correras Ele correra Nós corrêramos Vós corrêreis Eles correram

Futuro

Eu correrei Tu correrás Ele correrá Nós correremos Vós correreis Eles correrão

 

Tempos Compostos

Pretérito Perfeito Composto

Eu tenho corrido

Tu tens corrido

Ele tem corrido

Nós temos corrido

Vós tendes corrido

Eles têm corrido

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

Eu tinha corrido

Tu tinhas corrido

Ele tinha corrido

Nós tínhamos corrido

Vós tínheis corrido

Eles tinham corrido

MODO CONJUNTIVO

Tempos Simples

Presente

Que eu corra

Que tu corras

Que ele corra

Que nós corramos

Que vós corrais

Que eles corram

Pretérito Imperfeito

Que eu corresse Que tu corresses Que ele corresse Que nós corrêssemos Que vós corrêsseis Que eles corressem

Futuro

Quando eu correr Quando tu correres Quando ele correr Quando nós corrermos Quando vós correrdes Quando eles correrem

Tempos Compostos

 

Pretérito Perfeito Composto

Que eu tenha corrido

Que tu tenhas corrido

Que ele tenha corrido

Que nós tenhamos corrido

Que vós tenhais corrido

Que eles tenham corrido

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

Que eu tivesse corrido

Que tu tivesses corrido

Que ele tivesse corrido

Que nós tivéssemos corrido

Que vós tivésseis corrido

Que eles tivessem corrido

3ª Conjugação: Partir

 

MODO INDICATIVO

Tempos Simples

Presente

Eu parto Tu partes Ele parte Nós partimos Vós partis Eles partem

Pretérito Perfeito

Eu parti Tu partiste Ele partiu Nós partimos Vós partistes Eles partiram

Pretérito Imperfeito

Eu partia Tu partias Ele partia Nós partíamos Vós partíeis Eles partiam

Pretérito Mais-que-Perfeito

Eu partira Tu partiras Ele partira Nós partíramos Vós partíreis Eles partiram

Futuro

Eu partirei Tu partirás Ele partirá Nós partiremos Vós partireis Eles partirão

 

Tempos Compostos

Pretérito Perfeito Composto

Eu tenho partido

Tu tens partido

Ele tem partido

Nós temos partido

Vós tendes partido

Eles têm partido

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

Eu tinha partido

Tu tinhas partido

Ele tinha partido

Nós tínhamos partido

Vós tínheis partido

Eles tinham partido

MODO CONJUNTIVO

Tempos Simples

Presente

Que eu parta

Que tu partas

Que ele parta

Que nós partamos

Que vós partais

Que eles partam

Pretérito Imperfeito

Que eu partisse Que tu partisses Que ele partisse Que nós partíssemos Que vós partísseis Que eles partissem

Futuro

Quando eu partir Quando tu partires Quando ele partir Quando nós partirmos Quando vós partirdes Quando eles partirem

 

Tempos Compostos

Pretérito Perfeito Composto

Que eu tenha partido

Que tu tenhas partido

Que ele tenha partido

Que nós tenhamos partido

Que vós tenhais partido

Que eles tenham partido

Pretérito Mais-que-Perfeito Composto

Que eu tivesse partido

Que tu tivesses partido

Que ele tivesse partido

Que nós tivéssemos partido

Que vós tivésseis partido

Que eles tivessem partido